Além de encerrar o ano de 2025, entre as maiores aprovações populares do Brasil, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), também aparece favorito em eventual disputa pelo governo do Amapá, em 2026.
O detalhe é que o gestor da capital amapaense ainda não anunciou candidatura ao GEA e tem dito que vai seguir o calendário eleitoral.
A perfomance de Dr. Furlan pode ser considerada um fenômeno na política amapaense, já que os números testados em pesquisas desde o início do ano até Dezembro, apontam para uma consolidação que gira em torno de 70% das intenções de votos.
Por outro lado, o atual governador Clécio Luis (Solidariedade), enfrenta muitas dificuldades na gestão, como a demora na entrega de obras e sem avançar em projetos estruturantes no Estado, que ficaram apenas na promessa e fecha 2025 com a quinta pior desaprovação do Brasil, entre os governadores, como revelou a pesquisa da AtlasIntel.
Em eventual disputa com Dr. Furlan, o gestor estadual em nenhum momento pontuou mais que 30%.
Pelo cenário, onde Dr. Furlan tem a maior vantagem do Brasil nas disputais pelos governos locais e se confirmado a candidatura ao GEA, a eleição deve caminhar para ser decidida no primeiro turno.