Com as mudanças estruturais em Macapá realizada pela gestão do prefeito, Dr. Furlan (MDB), a Prefeitura registrou um expressivo aumento no fluxo de turistas na capital, com o alcance de 130.075 passageiros que desembarcaram no aeroporto. Os dados registram também a circulação de 57.609 veículos, reforçando o crescimento da mobilidade, do turismo e da integração regional.
Entre os números, o que mais chama atenção é a presença de mais de 44 mil visitantes internacionais, o que evidencia o fortalecimento da cidade como porta de entrada estratégica da Amazônia brasileira. Os dados são da Embratur e refletem o avanço das políticas de incentivo ao turismo e o aumento da atratividade dos pontos turísticos no cenário nacional e internacional.
O crescimento do fluxo impacta positivamente diversos setores da economia local, como hotelaria, comércio, transporte, gastronomia e serviços, gerando emprego e renda para a população.
A presença significativa de turistas estrangeiros reforça o potencial de Macapá como destino internacional, despertando interesse por experiências ligadas à biodiversidade amazônica, à cultura e à culinária local.
“Com a manutenção desse ritmo de crescimento, a expectativa é de que os números avancem ainda mais, consolidando nossa cidade como um importante corredor de acesso, integração e desenvolvimento regional”, destacou Lidiane Vieira, diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo.


Impacto nacional
O Mapa do Turismo Brasileiro passou a classificar os municípios em três categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”, substituindo a antiga classificação por letras (A a E).
A mudança segue a Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo 2024–2027, com foco no desenvolvimento sustentável e estratégico.
Dessa forma, de acordo com o Ministério do Turismo, Macapá está classificada como Município Turístico e encanta os visitantes pela cultura local, festas tradicionais, artesanato, gastronomia típica e manifestações artísticas que preservam a identidade amazônica.
Para quem chega à capital, a Prefeitura de Macapá disponibiliza o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Trapiche Eliezer Levy, oferecendo aos visitantes orientações sobre pontos turísticos, eventos e atrações culturais.