O senador Lucas Barreto (PSD), assinou o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master, enquanto o senador Randolfe Rodrigues (PT) não se manifestou sobre o assunto. A CPMI busca apurar supostas fraudes financeiras no Banco Master, estimadas em mais de R$ 12 bilhões, e possíveis conexões políticas.
A oposição já reuniu mais de 205 assinaturas, superando o mínimo exigido de 171 deputados e 27 senadores. O pedido será protocolado em fevereiro, quando os trabalhos legislativos forem retomados.
A investigação envolve denúncias de emissão fraudulenta de títulos de crédito e possíveis omissões de órgãos reguladores, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No foco das investigações, está a Amapá Previdência (AMPREV), que tem como presidente, Jocildo Lemos, nomeado pelo governador Clécio Luis (Solidariedade), que enviou R$ 400 milhões para o Banco Master, dinheiro da aposentadoria e dos pensionistas que está em risco de perder os recursos com a liquidação do banco.
Randolfe é aliado político do governador Clécio e do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), que teria indicado Jocildo Lemos ao cargo de presidente da AMPREV.
Em informação divulgada pelo jornal O Globo, diz que a Polícia Federal avança nas investigações do investimento da AMPREV com o Banco Master.