O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu a relatoria das investigações do caso Master no lugar de Dias Toffoli. A substituição ocorre após reunião dos ministros da Corte nesta quinta-feira (12), convocada diante dos avanços das apurações da Polícia Federal (PF).
Em nota divulgada depois do encontro, o STF informou que Dias Toffoli – "considerados os altos interesses institucionais" – pediu que o tema fosse redistribuído.
Postergação
Em 2021, o senador Davi Alcolumbre, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), segurou por meses a sabatina de André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro ao STF. Alcolumbre enfrentou forte pressão política e alegou falta de consenso, gerando um impasse que atrasou a nomeação. A sabatina ocorreu em dezembro de 2021.
Repasse da AMPREV
No Amapá, a Polícia Federal realizou operação para investigar o repasse de R$ 400 milhões da Amapá Previdência (AMPREV), para o Banco Master. O investimento de risco foi conduzido por Jocildo Lemos, aliado político do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), que pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira, 11.